sexta-feira, 16 de julho de 2010

Existe Apoio?

   O que mais quero compartilhar é a minha saga procurando ajuda.  Depois de muito tempo em terapia comecei a perceber que minha situação tinha que merecer alguma proteção do Estado e fui procurar o serviço de apoio a mulher. Fui informada que o crime já tinha prescrito, eu era adulta, não estava sendo abusada no momento, não receberia ajuda para me afastar da minha família incestuosa (abusador e cúmplices). Eu tinha que dar um jeito de construir autonomia financeira e lidar com síndrome do pânico, depressão, insônia, impulsos suicidas, sentimento de não valia, entre outros sintomas ao mesmo tempo. Os sintomas pioraram depois dessa tentativa, sobretudo o de não valia, não valer nada. Esse sentimento me causa uma ansiedade que chega ao pânico quando eu tenho que procurar emprego ou tentar vender alguma coisa ou serviço. É horrível!
    O que mais tem me ajudado nesse beco sem saída, e que já tinha começado, mas não suportei continuar antes do falecimento da pessoa abusadora, são as reuniões de um grupo de doze passos. Não consegui continuar exatamente porque me fazia olhar para minha caixa de pandora.
    Existem alguns grupos de doze passos para pessoas dependentes de pessoas, que precisam tratar danos causados por famílias disfuncionais. Mulheres que amam demais anônimas, Codependentes anônimos, Dependentes de amor e sexo anônimos. E também existem grupos que ajudam pessoas cuja dependência entrava seu sustento financeiro como e Devedores anônimos e Sub-remunerados anônimos. 
    Existe um mais específico, sobreviventes de incesto anônimos, mas infelizmente esse só existe em São Paulo e eu não tenho acesso! Mesmo assim nos grupos que eu participo descobri outras mulheres com histórias muito parecidas com as minhas, o mesmo silêncio das famílias, as mesmas buscas frustradas por proteção, o mesmo desespero por se afastar das famílias abusadoras e os mesmos cacos emocionais tão duros de tentar colar em algo que possa fazer sentido!


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário